Lei e Evangelho

23-09-2010 21:40

Lei e Evangelho são verdades bíblicas paralelas e sempre presentes, sendo assim, uma correta e cuidadosa distinção entre Lei e Evangelho é necessária para uma adequada compreensão da Bíblia.

A Lei refere-se a Deus em seu ódio ao pecado, seu juízo, e a sua ira. O Evangelho refere-se a Deus em Sua Graça, Seu Amor, e Sua Salvação.

Ambos os aspectos da natureza de Deus existem lado a lado na Bíblia, tanto no Antigo quanto no NovoTestamentos. A Lei reflete a santidade do caráte de Deus; fosse ele privar-se dela, tornar-se-ia um Deus amoral em vez de um Deus Santo. A Graça é a resposta divina ao fato de que o homem nunca pode satisfazer ao padrão de santidade exigido pelo Senhor.

Lei EvangelhoUm modo de distinguir Lei e Evangelho é a pergunta: "Isto fala de julgamento sobre mim?" Nesse caso, é a Lei. Em contraste, se a passagem traz consolo, ela é o Evangelho. usando esses critérios podemos determinar com, certa facilidade, se as seguintes passagens são consideradas Lei ou Evangelho:
1. Gênesis 7.1: "Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração."
2. Mateus 22.37: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento."
3. João 3.36: "Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."

(Respostas: (1) Evangelho, (2) Lei, e (3) Evangelho; Lei)

A Lei e o Evangelho têm propósitos contínuos, quer na vida dos incrédulos, quer na dos crentes. Para o incrédulo a Lei condena, acusa e lhe mostra sua necessidade do Senhor. Para o crente, a Lei continua a demonstrar a necessidade da graça, e traça diretrizes para o viver diário. O Evangelho mostra ao incrédulo uma via de escape da condenação; para o crente, ele serve de motivação para guardar a lei moral de Deus.

A cuidadosa diferenciação entre Lei e o Evangelho, mais a manutenção de ambos, tem sido um importante instrumento hermenêutico e garantia de pregação ortodoxa. Esta posição acentua com vigor a continuidade. Deus continua a responder ao homem com a Lei e com a Graça como tem feito desde o começo da história humana. Lei e Graça não são duas épocas diferentes no trato de Deus com os homens, mas partes integrantes de todo o seu relacionamento.


Bibliografia: Henry Virkler - Hermenêutica Avançada, Princípios e Processos de Interpretação Bíblica. Editora Vida Acadêmica.