A Teologia e Suas Áreas de Estudo das Doutrinas nas Escrituras

02-09-2010 23:30

Classificação da Teologia
    A teologia foi organizada tendo apenas Deus em mente. Diferentes formas de ordenar os pensamentos resultaram em diversos tipos de teologia; cada uma com seu próprio mérito. A teologia cristã aborda a existência de Deus e a autorevelação d'Ele na Bíblia. Tais asserções não se estabelecem sem um forte fundamento intelectual. Na verdade, elas compreendem duas grandes categorias de doutrina que se sustentam: a teologia própria - ciência que estuda especificamente Deus, Sua existência, natureza, criação, providência, Seus atributos - e a bibliologia - ciência da história e composição dos livros bíblicos, que são o ponto de partida e a fundação da verdadeira teologia cristã.
    Quanto mais doutrinas são estudadas, mais claros tornam-se os embasamentos teológicos. Assim, elas são pressuposições necessárias se o estudante das Escrituras quiser começar seu estudo corretamente. Como diz o sábio ditado "começar bem é fazer metade do trabalho".
    Uma doutrina é o somatório ou a descrição da verdade encontrada na Bíblia. Teologia é o processo de se chegar àquela doutrina. As principais formas de abordar o estudo teológico são subdivididas em teologia bíblica, a teologia histórica, a teologia sistemática e a teologia prática.
    A teologia bíblica estuda a Bíblia e o desdobramento da verdade divina ao longo dos livros bíblicos e passagens específicas das Escrituras. Ela reconhece a progressiva revelação de Deus à humanidade. Por esta razão, não tem necessariamente como intenção focar toda a doutrina bíblica, e sim estudar por áreas a doutrina ensinada nas Escrituras. A partir de estudos exegéticos dos textos bíblicos, por indução, a teologia bíblica parte do específico para o geral. É levado em conta que os diferentes livros da Bíblia foram originados por circunstâncias e necessidades peculiares. Além disso, muitas vezes a intenção do autor não foi propriamente desenvolver uma doutrina, mas instruir sobre a verdade necessária, a fim de que se cumprisse o propósito que a ocasião exigia.
    A teologia histórica é o ramo da teologia que estuda os mecanismo sócio-históricos e culturais que originaram as ideias, sistemas e afirmações teológicas transmitidas pelos cristãos ao longo dos séculos. Essa abordagem considera o ensino e como este evoluiu ao longo do tempo. Estudar a forma como as Escrituras foram interpretadas ajuda aquele que busca pela verdade a esclarecer suas próprias ideias acerca de muitas doutrinas importantes.
    A teologia sistemática é o ramo da teologia que reúne as informações a partir da pesquisa teológica, organizando-as em áreas afins, para explicar as aparentes contradições e, com isso, fornecer um grande sistema explicativo; é a apresentação organizada de várias doutrinas e a total consideração das teologias bíblicas e histórica. As doutrinas são desenvolvidas e articuladas como uma parte ou um subconjunto da estrutura total da teologia sistemática. Isso não significa que a tradição tenha o mesmo peso que a Bíblia no desenvolvimento da doutrina. Em vez disso, ela humildemente respeita o fato de outros pensadores, ao longo do tempo, lutarem com as mesmas verdades bíblicas, auxiliados pela iluminação do mesmo Espírito Santo. As conclusões e os pensamentos do povo de Deus ao longo dos séculos podem contribuir para o presente entendimento das Escrituras. A teologia sistemática engloba a teologia doutrinal, a dogmática, a filosófica e a apologética.
    A teologia prática enfatiza a ligação entre a teologia e as necessidades da vida. Ela mostra a relação entre a doutrina bíblica e a aplicação prática delas, dando atenção à forma como a teologia se relaciona com as questões concernentes à ética e à sociedade, à interação das pessoas e à missão da Igreja.